sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Novas limitações... (Parte 1 - A surdez)

Foi de repente, Maila ficou surda!
De repente nada, pensando bem eu já havia notado suas dificuldades de audição há meses.
Mas quando você chama e o cão não te ouve a primeira reação é o susto. A verdade é que ela ouvia mau e agora ficou difícil, fiz uns testes chamei, assoviei, e ela não reagiu, nem mexeu as orelhas.
Fiquei muito chateada, e sem saber como me comunicar com um cão que não me ouve. Eu assoviei nos últimos dez ou doze anos, e tínhamos um som para chamar quando ela está longe e outro para repreender um comportamento indesejado, então era muito fácil e agora estava tudo mudado.
Eu me recuperei e comecei a ensinar comandos visuais, ela aprendeu fácil!
A minha dica é: faça comandos fáceis de serem identificados lembre-se de que os velhinhos já não enxergam tão bem,  use comida como recompensa, seja criativo e só faça o comando quando ele tiver prestando atenção em você.
Para chamar a atenção da Maila eu ponho um bifinho na mão, e passo na frente dela, o cheiro a atrai e ela presta atenção em mim, eu faço o comando e quando obedece ganha o bifinho que está na mão.
Sem mistério!
Espero que a dica ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário