domingo, 10 de novembro de 2013

Babesiose: a idade pode dificultara identificação de sintomas.

A maioria das doenças comuns em cães tem sintomas que ficam mais difíceis de identificar em cães velhinhos.
Se você tem um cão elétrico e ele fica quietinho o dia todo: fácil! Tá com algum problema!
Se você tem um dragão que come tudo que pode e do nada perde o apetite: fácil! Tá com algum problema!
Mas no caso de um cão naturalmente quieto, que dorme o dia todo, não come bem ou tem qualquer limitação decorrente da idade fica muito difícil. É preciso ter atenção redobrada, mas sem criar paranoias...
Ano passado, aos 11 anos de idade Maila teve uma doença séria conhecida como doença do carrapato, a Babesiose.  A Babesiose, se não tarada, pode ser mortal assim como a Erliquiose, que é outra doença conhecida como doença do carrapato.
E com o verão vem os carrapatos! Então atenção!
Babesiose Canina


Os principais sintomas da Babesiose são:
-Abatimento
- Apatia, tristeza, prostração
-Febre 
-Grande cansaço
-Urina escura (cor de café)
-Mucosas amareladas

E vamos a minha análise dos sintomas...
-Um enorme abatimento, apatia tristeza, prostração e cansaço não são tão evidentes em um cãozinho idoso que não corre, dorme o dia todo e quase não late.
-Febre não é tão fácil de perceber, mas foi o que me alertou. O focinho muito quente e seco pode ser um bom alerta. 
-Urina cor café - não chegou a esse ponto, ainda bem!
- Mucosas amarelas, sim isso eu vi, mas não costumo olhar as mucosas todos os dias...

O que aconteceu foi que eu percebi que ela tava quente, no dia seguinte ela não quis brincar com os outros cães na pracinha e não quis comer, isso se repetiu por 3 dias e fomos ao veterinário. Eu não achava que era nada sério, afinal não era nada de mais, só estava mais quieta e comendo menos, mas na verdade ela quase morreu e nesse dia precisou de exames urgentes, medicação e soro.
A veterinária que salvou a vida dela me disse que a babesiose costuma ser fatal por ser notada somente quando a doença se agrava e o cão já apresenta insuficiência renal.
Após a consulta tive um trabalho!
Ela não queria comer, mas com anemia grave precisava comer. A veterinária foi clara: ela tem que comer! Dê frango, patê para cães, figado de galinha. Seja criativa não dê coisas gordurosas nem muito sal, mas faça de tudo pra ela comer!
Figado de galinha foi o que ajudou e com alguns dias de remédios tanto para combater o parasita quanto para combater a anemia ela ficou bem, não teve sequelas.
Tive muita sorte em descobrir cedo, e ai vai a minha dica:
ATENÇÃO AOS PEQUENOS SINAIS! 

Graves complicações, como a insuficiência renal e a anemia aguda, podem levar à morte do cão. Por isso é tão importante diagnosticar a Babesiose Canina o mais rápido possível, assim as sequelas hepáticas e renais são evitadas ao máximo.

Leia mais: Babesiose - Doença do Carrapato http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/babesiose-canina-doenca-do-carrapato.html#ixzz2kIPstTXJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário